Quem Somos

A Associação dos Amigos do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Hospital Federal dos Servidores do Estado é uma associação civil, com fins não lucrativos. Esta recebeu a denominação de AACEA – H.S.E. destinada a obter e receber doações na medida legalmente admissível, angariando recursos e congregar esforços da comunidade em prol do H.S.E, cujo atendimento é 100% SUS e de referência nacional. Nosso objetivo é melhorar a qualidade no atendimento aos pacientes, bem como o apoio ao desenvolvimento do corpo clínico e científico e na manutenção da infraestrutura do hospital, acompanhando o rápido progresso técnico-científico.

História da AACEA

Em fevereiro de 1994, face as dificuldades em se agir, com o dinamismo exigido para a operacionalização do Centro de Estudos, sua Diretoria juntamente com alguns colegas do H.S.E. e amigos aposentados criou uma associação civil, com fins não lucrativos. Esta recebeu a denominação de AACEA – H.S.E. destinada a obter e receber doações na medida legalmente admissível, para possibilitar o acompanhamento do rápido progresso técnico-científico.

Contribuições e doações recebidas são destinadas às necessidades do CEA e aos benefícios das atividades científicas e culturais do H.S.E., inclusive a absorção de processos tecnológicos. Atendidas as normas legais quanto à Instituições alienígenas, a juízo de seus órgãos dirigentes, a AACEA – H.S.E. pode manter relações com entidades nacionais ou estrangeiras de finalidades correlatas e não conflitante com os seus objetivos. 

É organizada com um Conselho Superior e uma Diretoria responsável pela sua administração. Durante esses anos foi possível apoiar e manter algumas atividades da Biblioteca do H.S.E., com dificuldade pela execução orçamentária do hospital. Manteve a informatização dos serviços da Secretaria, antes mesmo da informatização completa do H.S.E., agilizando o controle de suas atividades e seu expediente. 

Mantêm sem interrupção a utilização dos recursos audiovisuais com a aquisição de material de consumo indispensável, e serviços de manutenção rapidamente mobilizada, colaborando com a administração do HSE para que suas atividades culturais e científicas não sofram descontinuidades. 

A AACEA – H.S.E. espera poder continuar a dar sua contribuição para o progresso técnico- científico do H.S.E. e colaborar com a sua administração agilizando as atividades de educação e contribuindo para estar entre os melhores hospitais do país.

História do HSE

O H.F.S.E vinculado ao Ministério da Saúde, é referenciado para atendimentos de média e alta complexidade. Além de cirurgias de grande porte, o HFSE disponibiliza tratamento em mais de 45 serviços especializados como maternidade de alto risco, oncopediatria (tratamento do câncer), neurocirurgia e cuidado de doenças infectocontagiosas. O HFSE, localizado no bairro da Saúde, se destaca também na área de ensino e pesquisa, contribuindo para a formação em serviços no Programa de Residência Médica, um dos primeiros no país, e que conta atualmente com 37 programas credenciados pelo Ministério da Educação.

O Hospital dos Servidores do Estado (H.S.E.) inicia sua existência em maio de 1934, sob a denominação de Hospital dos Funcionários Públicos, quando, por iniciativa do Ministro do Trabalho, Salgado Filho, o Presidente Getulio Vargas assina decreto destinando recursos para a sua construção.

Em 1938 é criado o IPASE – Instituto de Pensão e Aposentadoria dos Servidores do Estado, incorporando o Hospital dos Funcionários Públicos, que passa a ter a denominação que mantém até hoje: Hospital dos Servidores do Estado – HSE.

Em fevereiro de 1947 é nomeado Diretor do H.S.E. o dr. Raymundo de Moura Britto, com a missão de ultimar a construção e atualizar a organização funcional do Hospital. O novo diretor reuniu numeroso grupo de médicos ilustres em torno daquela Missão, destacando-se os doutores Mariano de Andrade e Aloysio de Salles Fonseca.

O presidente Dutra escolheu para data de inauguração o dia 28 de outubro de 1947, dia do Funcionário Público, e cumprindo sua deliberação, compareceu e presidiu ao Ato Inaugural, ao qual estiveram presentes o Vice-Presidente Nereu Ramos, todo o Ministério e os Presidentes do Senado e da Câmara Federal de Deputados.

As inovações técnicas e administrativas que o caracterizaram levaram o H.S.E. a ser reconhecido como o mais avançado hospital público da América Latina por autoridades nacionais e estrangeiras, que lhe conferiram a Classe A no Sistema Internacional de Classificação de Hospitais.

Desde a sua origem este Hospital identificou-se como organismo docente assistencial pioneiro. Foi o introdutor do Centro de Estudos organizado dentro da estrutura hospitalar, com Biblioteca e a edição de uma revista médica – a Revista Médica do HSE, destinadas a promover o desenvolvimento técnico-científico do seu Corpo Clínico. Formou Médicos Residentes de todos os estados do país e também do exterior, que tem ocupado funções de comando em Universidades, Secretarias de Estado e Entidades de Classe.

Inovador no Atendimento Médico e na Administração Hospitalar, o Hospital tem sido palco de grandes acontecimentos científicos e históricos. Nele internaram-se cinco Presidentes da República: José Linhares, Café Filho, Juscelino Kubistcheck, João Goulart e João Baptista Figueiredo. Pioneiro nos procedimentos dialíticos no país, quando implantou o primeiro Rim Artificial da América do Sul, no H.S.E. foi também realizado o primeiro Transplante Renal e Cardíaco na cidade do Rio de Janeiro.